top of page

Saiba identificar os agentes de combate às endemias que visitam as casas em Barra do Garças Profissionais fazem vistorias e orientam a população sobre ocorrências de insetos vetor

Foto do escritor: MAGAL LOPESMAGAL LOPES

Profissionais fazem vistorias e orientam a população sobre ocorrências de insetos vetores e doenças endêmicas


Secom-BG


A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pede à população que colabore com o trabalho dos agentes de combate às endemias no município. Esses profissionais fazem visitas às residências, vistoriando a ocorrência de focos de insetos vetores e orientando os moradores sobre doenças endêmicas.


Além dos agentes de saúde e dos profissionais do controle de dengue, os agentes de zoonoses também fazem o trabalho de porta em porta, conscientizando a população sobre leishmaniose canina e doença de chagas.


Segundo o coordenador da Vigilância Municipal de Zoonoses, Luiz Augusto Gomes, nem sempre a população é receptiva com os agentes. “Por existir pessoas mal intencionadas no mundo, algumas pessoas têm medo de abrir a porta de casa para um desconhecido. Eu super entendo. Mas é possível identificar os nossos profissionais por meio de uniforme e do crachá”, explica.


Ao receber um agente de endemias em casa, o morador deve observar as identificações do profissional. No crachá, constam a foto, o nome do profissional e as identificações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Barra do Garças e do SUS.


No caso do agente de zoonoses, o objetivo do profissional é, principalmente, levar orientação sobre a leishmaniose canina, a doença de chagas e os insetos que causam essas enfermidades.

Os agentes também oferecem o teste rápido de leishmaniose canina nas residências que possuem cães e ainda podem fazer visitas de pesquisa, que são devidamente agendadas. Esse tipo de abordagem ocorre quando é encontrado um barbeiro positivo para o protozoário causador de chagas. Nesse caso, os agentes fazem uma varredura na casa, verificando se ainda há insetos no local.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Imagem do WhatsApp de 2023-09-28 à(s) 16.15.10_74ea361d.jpg
bottom of page