Profissionais fazem vistorias e orientam a população sobre ocorrências de insetos vetores e doenças endêmicas
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pede à população que colabore com o trabalho dos agentes de combate às endemias no município. Esses profissionais fazem visitas às residências, vistoriando a ocorrência de focos de insetos vetores e orientando os moradores sobre doenças endêmicas.
Além dos agentes de saúde e dos profissionais do controle de dengue, os agentes de zoonoses também fazem o trabalho de porta em porta, conscientizando a população sobre leishmaniose canina e doença de chagas.
Segundo o coordenador da Vigilância Municipal de Zoonoses, Luiz Augusto Gomes, nem sempre a população é receptiva com os agentes. “Por existir pessoas mal intencionadas no mundo, algumas pessoas têm medo de abrir a porta de casa para um desconhecido. Eu super entendo. Mas é possível identificar os nossos profissionais por meio de uniforme e do crachá”, explica.
Ao receber um agente de endemias em casa, o morador deve observar as identificações do profissional. No crachá, constam a foto, o nome do profissional e as identificações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Barra do Garças e do SUS.
No caso do agente de zoonoses, o objetivo do profissional é, principalmente, levar orientação sobre a leishmaniose canina, a doença de chagas e os insetos que causam essas enfermidades.
Os agentes também oferecem o teste rápido de leishmaniose canina nas residências que possuem cães e ainda podem fazer visitas de pesquisa, que são devidamente agendadas. Esse tipo de abordagem ocorre quando é encontrado um barbeiro positivo para o protozoário causador de chagas. Nesse caso, os agentes fazem uma varredura na casa, verificando se ainda há insetos no local.
Comments