A realização do Dezembro Vermelho tem como objetivo orientar a população e contribuir com o combate às infecções sexualmente transmissíveis.
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (2), a campanha Dezembro Vermelho, mês de luta e conscientização sobre HIV, Aids e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Durante o período, haverá orientação, panfletagem e testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
As atividades serão executadas pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA), unidades que ficam anexas ao Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), antigo Cecap. Nesta segunda e na próxima sexta-feira (6), haverá panfletagem no centro de Barra do Garças, das 8h às 11h. No dia 13, a população poderá participar de uma palestra de conscientização, às 8h, no CRRES.
Durante o mês, os usuários do serviço público de saúde são encorajados a fazer o teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O exame é realizado mediante a punção digital, que é a coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Em 15 minutos, o paciente já tem acesso ao resultado.
No centro de testagem do CRRES, a população pode realizar o teste rápido de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No dia 13, haverá testagem ao longo de todo o dia. Nas UBS’s, a testagem pode ser feita no horário de funcionamento de cada unidade.
“Hoje, falar sobre IST’s é necessário, pois os índices de infecção na população brasileira ainda são alarmantes. Felizmente, o Brasil tem uma política de referência mundial no combate e prevenção ao HIV e outras infecções. Aqui em Barra do Garças, nós temos levado essa política a sério e dado todo o acolhimento tanto às pessoas vivendo com HIV ou outras IST’s, quanto às populações mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Salete Lauermann.
O Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Acolhimento são serviços voltados para a prevenção e atendimento a pacientes com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Além de ofertarem teste rápido à população, essas unidades oferecem profilaxia pós exposição (PEP), profilaxia pré exposição (Prep), aconselhamento, orientações pré e pós teste, insumos de prevenção como preservativos e atendimento a vítimas de violência sexual.
Comments