_A população deve manter os quintais sempre limpos e estar atentos à saúde de seus animais de estimação_
Secom-BG
Durante o período chuvoso, há um aumento na proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o mosquito-palha, causador da Leishmaniose. Diante disso, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda à população que intensifique os cuidados, a fim de prevenir tanto a disseminação do mosquito quanto a propagação da doença.
O combate ao mosquito é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto. A população pode contribuir para essa luta dentro de suas próprias casas. É fundamental que os moradores mantenham seus quintais limpos e livres do acúmulo de matéria orgânica como folhas secas, galhos, fezes de animais e frutas em decomposição, que são ambientes ideais para a proliferação dos mosquitos vetores da Leishmaniose.
Além disso, áreas com excesso de sombra também contribuem para a criação de um ambiente propício à reprodução desses mosquitos.
Vale ressaltar que além de afetar os animais, causando grande sofrimento nos tutores porque a doença não tem cura, a Leishmaniose é também um grande problema de saúde, pois esses mesmos animais de estimação são depósitos da doença que acomete o ser humano, a Leishmaniose visceral, que pode levar a morte.
Por isso, é crucial que os cidadãos se envolvam na limpeza e cuidados com seus quintais, para contribuir com a saúde e o bem-estar de todos e de seus animais de estimação.
Comments