top of page

Goiás registra a primeira morte por dengue em 2025, diz governo

Foto do escritor: MAGAL LOPESMAGAL LOPES

Segundo dados da secretaria, já foram confirmados 2,9 mil casos de dengue neste ano. Além do óbito registrado, seis mortes estão sob investigação

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou a primeira morte por dengue registrada no estado em 2025. A vítima morava em Heitoraí, na região central de Goiás.



Goiás registra a primeira morte por dengue em 2025, diz governo

Segundo dados da secretaria, já foram confirmados 2,9 mil casos de dengue neste ano. Além do óbito registrado, seis mortes estão sob investigação.

Por Thauany Melo, g1 Goiás


26/01/2025 09h46 Atualizado há 7 horas


Larva do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da chikungunya — Foto: Rogério Capela/Divulgação

Larva do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da chikungunya — Foto: Rogério Capela/Divulgação


A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou a primeira morte por dengue registrada no estado em 2025. A vítima morava em Heitoraí, na região central de Goiás.


✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp


Segundo dados da secretaria, já foram confirmados 2,9 mil casos de dengue neste ano. Além do óbito registrado, seis mortes estão sob investigação: quatro em Goiânia, uma em Mozarlândia e outra em São Simão.


Atualmente, 14 municípios goianos encontram-se em situação de emergência devido ao aumento expressivo de casos da doença. No ano anterior, Goiás enfrentou uma epidemia de dengue, com 321 mil casos confirmados e 429 mortes.


Dengue tipo 3

Depois de 17 anos, a dengue do tipo 3 foi registrada em três cidades goianas: Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás. O médico infectologista Marcelo Daher explicou os riscos da doença e o impacto dela no dia a dia dos goianos.


Para Marcelo Daher, o grande problema da circulação do vírus é que, como a maioria das pessoas nunca teve contato com o tipo 3 da doença, pois é um vírus que não circula há muito tempo no país, existe o risco de uma epidemia aumentar o número de casos.


O médico lembrou da epidemia de dengue tipo 2 ano passado que, segundo ele, foi a maior epidemia do mundo. Com um sorotipo diferente circulando (dengue 3), todas as pessoas que tiveram dengue 1 ou 2 podem adoecer com o novo sorotipo.


A Secretaria de Saúde informou que até o momento Goiás está com 1.905 casos confirmados e 6 óbitos em investigação.


Sintomas:

Os sintomas da infecção provocada pelo sorotipo 3 são semelhantes aos dos outros tipos do vírus:

Febre alta, acima de 38,5°C;

Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;

Dores musculares e nas articulações;

Manchas vermelhas na pele;

Náuseas e vômitos;

Mal-estar;

Falta de apetite;

O médico aponta ainda a importância da vacina, disponível tanto na rede pública, quanto na rede privada. O especialista lembra que a vacina da dengue protege dos 4 sorotipos da doença. Para ele, além de prevenir a doença limpando o quintal e ter cuidado no período de chuva, é importante que a população leve seus filhos para vacinarem.


Em Rio Verde, somente 24% das pessoas que tem direito à vacina buscaram os postos de saúde para tomar a primeira dose. O Ministério da Saúde definiu que o público alvo são crianças com idade entre 10 a 14 anos.


Ações

A subsecretária de Vigilância da Saúde, Flúvia Amorim explica que algumas ações vão continuar sendo realizadas: controle do vetor, diminuição do criadouro, orientação da população para procurar o posto de saúde, evitar a automedicação e iniciar a hidratação o quanto antes.


Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, o governo ampliará o monitoramento dos dados e as ações de controle dentro dos municípios, além de capacitar servidores e prestar suporte às prefeituras, responsáveis diretas pelos atendimentos. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão entre as unidades que participam da iniciativa.


Para 2025, o estado de Goiás pretende iniciar a borrifação domiciliar, estratégia para lugares pequenos com grande aglomeração. Essa borrifação é um inseticida que borrifa na parede e tem a facilidade de evitar o mosquito por longo prazo.


g1 Goiás

57 visualizações0 comentário

Comentarios


Imagem do WhatsApp de 2023-09-28 à(s) 16.15.10_74ea361d.jpg
bottom of page