Barra do Garças inicia pesquisa diagnóstica para fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência
- MAGAL LOPES
- há 1 minuto
- 2 min de leitura

Diagnóstico vai orientar políticas públicas e garantir um melhor planejamento e transparência nas ações voltadas à infância e adolescência em Barra do Garças
Secom - BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deu início à elaboração de um Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente no município. O estudo tem como objetivo mapear os principais problemas, vulnerabilidades e demandas desse público, além de identificar potencialidades em áreas como saúde, educação, proteção, convivência familiar, violência e trabalho infantil.

A pesquisa não se trata apenas de uma simples coleta de dados, mas sim de uma ferramenta estratégica para subsidiar políticas públicas mais eficazes e integradas. Além disso, ela servirá como instrumento de controle social e planejamento para o próprio CMDCA e as secretarias envolvidas. A iniciativa atende à Resolução nº 137/2010 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que orienta a elaboração do Plano de Ação e aplicação dos recursos do Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA), e também segue recomendação do Ministério Público para garantir mais planejamento, transparência e efetividade nas ações voltadas a esse público.

A presidente do CMDCA, Cristina Moreira, destacou a importância do diagnóstico para embasar ações e fortalecer projetos que garantam os direitos da infância e adolescência em Barra do Garças. "Essa pesquisa é uma ferramenta muito importante, com objetivos sérios de análise de dados. Esses dados vão comprovar demandas e fortalecer projetos junto a órgãos financiadores. Ou seja, os resultados beneficiarão todo o município, ao fortalecer uma base confiável para captação de recursos, elaboração de planos de ação e defesa de direitos", ressaltou Cristina.
O levantamento de informações será essencial para orientar decisões e aprimorar as políticas públicas no município, garantindo um planejamento mais eficiente e um impacto positivo para crianças e adolescentes em Barra do Garças.
Comments