A modalidade está ganhando força no Brasil e no mundo, a partir da significativa atuação de atletas de Barra do Garças
_Secom-BG_
Os paratletas da Academia Gracie Barra, de Barra do Garças, acompanharam, nesta terça-feira (25), uma cerimônia em Brasília, em homenagem ao jiu-jitsu paradesportivo. O evento ocorreu na Câmara Federal, com a presença de paratletas da modalidade de todo o Brasil, com a participação do prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, e ainda da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
A homenagem aos atletas da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) foi indicada pelo deputado federal Coronel Assis, em reconhecimento ao trabalho fundamental que a entidade vem desenvolvendo para a disseminação da modalidade mundo afora.
O jiu-jitsu paradesportivo começou a tomar forma como uma modalidade e se fortalecer a nível mundial, a partir do trabalho de atletas de Mato Grosso. A FBJJP foi fundada em Canarana (MT) e, atualmente, tem como presidente o paratleta Elcirley Luz Silva, morador de Barra do Garças e um dos membros fundadores da federação.
A partir de um trabalho árduo de visibilidade ao parajiu-jitsu, a federação brasileira tem conseguido transformar a realidade de muitos atletas com diferentes tipos de deficiência em muitos continentes. Hoje a modalidade, que abrange 29 categorias de deficiência, é praticada em 46 países e segue com boas perspectivas para sua inclusão nas paraolimpíadas.
“É um projeto que dá qualidade de vida e que salva vidas. Pessoas que estavam em situação de invisibilidade, enfrentando todo tipo de problemas e, agora, com a inclusão através desse esporte, a gente percebe a qualidade de vida que estão tendo”, afirmou o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson.
Na ocasião, a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, foi nomeada madrinha do parajiu-jitsu no Brasil. Grata pelo título, ela destacou como fundamental a união entre prefeitura e governo do estado para a construção de políticas públicas que atendam os atletas, paratletas e, em especial, que ofereçam visibilidade às pessoas com deficiência.
“A parceria do estado com o município é muito importante, porque é a partir dela que vemos as políticas públicas chegando a todos os cantos de Mato Grosso”, afirmou.
Comments